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MERITOCRACIA E TRILHA DE CARREIRA

Identificar, mensurar e recompensar os resultados dos colaboradores é um importante processo na gestão de pessoas para obter melhor desempenho de equipes produtivas e motivadas, e ainda impulsionar os negócios.

A etimologia da palavra já diz muito sobre o objetivo da meritocracia. Do latim meritu (mérito) e cracia (poder), podemos defini-la como um modelo organizacional que considera o mérito como principal meio para o crescimento, profissional ou pessoal.

No ambiente corporativo, o mérito são as competências e habilidades técnicas e comportamentais que o colaborador necessita para desenvolver sua carreira dentro da empresa.

A meritocracia se faz importante no ambiente empresarial por ser um bom método para identificar onde estão os bons colaboradores e recompensá-los pelo trabalho realizado com eficácia. Também é uma forma de identificar onde estão os “motores” da empresa, com ideias e posturas inovadoras que irão levá-la ao sucesso.

Diante do cenário atual de pandemia e instabilidade econômica, muitas empresas têm deixado de lado o tema da meritocracia, mas é possível conciliar um perfil meritocrático com um mercado desafiador, recorrendo à criatividade e dando aos colaboradores aquilo que eles mais desejam e que não é, necessariamente, uma recompensa financeira.

É importante a Empresa reconhecer o bom desempenho para que os profissionais se sintam engajados e saibam que a empresa está observando e reconhecendo os seus esforços.

Nas promoções, as mudanças devem ser planejadas com antecedência pela empresa, para que as oportunidades oferecidas tenham como primeira opção a divulgação da vaga interna. Mesmo que o colaborador que se candidata a vaga não tenha preenchido todos os requisitos, é sempre uma forma de valorizar seus pontos fortes a ajudá-lo a desenvolver as fraquezas.

A meritocracia  também oferece oportunidades quando ocorrem as temidas reestruturações de Setor. Muitos processos em que a equipe necessita ser reduzida, pode ser dada oportunidade para que os colaboradores possam apresentar novas habilidades que a Empresa desconhecia, ao ser remanejado de setor ou assumir novas atribuições. Dessa forma a meritocracia deve ser utilizada para criar desafios e não deixar a Empresa acomodada com as constantes ameaças no mercado competitivo.

A meritocracia funciona como uma espécie de “filtro” dentro da sua empresa. Se aplicada de modo correto, auxilia os gestores a identificar onde estão os talentos da empresa e a recompensá-los por isso.

Ao serem recompensados, os bons funcionários se sentem motivados a continuar trabalhando mais e melhor, o que faz com que a empresa internalize na sua cultura organizacional um círculo de produtividade e recompensa, desenvolvendo-se mais com isso.

Para que esse modelo de incentivo funcione, ele deve ser levado a sério tanto pelos funcionários como pelos Gestores. Quando não existe uma definição clara de quais metas o funcionário precisa alcançar, ele fica sem saber o que deve fazer para merecer o reconhecimento. Esse tipo de falha deve ser evitada, por ser um dos grandes bloqueadores do crescimento empresarial.

Estabelecer metas que estão fora do alcance do seu quadro de funcionários também é uma falha frequente: a empresa, ávida por crescimento, não enxerga que ele ocorre de modo gradual e que metas muito ambiciosas a serem cumpridas em um curto período de tempo apenas atrasam o desenvolvimento.

O capital humano é o maior ativo de uma Empresa. A avaliação de desempenho utilizada desde a contratação do funcionário e sua adaptação até o momento do seu desligamento, deve ser utilizada de forma justa, criteriosa, com um processo que possibilite a avaliação de performance mais ágil e alinhada com o foco em inovação e plano de negócios da Empresa. O grande desafio desse processo deve ser preparar os gestores para o acompanhamento constante dos indicadores de desempenho de cada funcionário e incentivar o feedback constante.

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