O Setor de Recursos Humanos evoluiu ao longo dos anos, de um modelo de gestão burocrático, com foco apenas em gerir a folha de pagamento e contratações, para um modelo de gestão estratégica de pessoas, em que as mesmas são percebidas como ativos pertencentes a organização e fundamentais para a prosperidade coletiva da empresa e dos colaboradores.
As organizações vêm passando por constantes mudanças nesse mundo contemporâneo, e as pessoas precisam sentir-se parte integrante dessa mudança, percebida através dos processos estratégicos do Setor de RH, independente do porte de sua empresa e do número de funcionários. Toda essa oscilação do cenário econômico dos últimos anos fez com que as empresas possuíssem estruturas organizacionais enxutas, processos otimizados e profissionais extremamente qualificados. As organizações buscam alavancar seus resultados no menor prazo possível e têm investido fortemente em pessoas e inovação, pois carecem de mudanças rápidas para manter-se no mercado.
O RH estratégico busca o envolvimento das pessoas no alcance dos objetivos organizacionais e no autodesenvolvimento, estimulando a manutenção da empregabilidade de seus colaboradores, conscientizando-os da importância da auto percepção de suas forças e fraquezas como profissional. É uma via de mão dupla, em que as pessoas contribuem para que a organização prospere, e esta promove o desenvolvimento das pessoas.
A gestão estratégica de RH também define os processos de desenvolvimento contínuo e estruturado de interação das pessoas com os setores internos e a Empresa como um todo, contribuindo para a excelência no ambiente organizacional e como consequência retém os melhores profissionais.
O modelo de gestão estratégica de pessoas é aquele em que a área de RH busca fazer um elo entre os colaboradores e o planejamento da organização. É o alinhamento do planejamento do RH com o planejamento estratégico da Empresa. A vantagem de se elaborar um planejamento estratégico em RH é que através dessa ação a empresa poderá garantir e consolidar essa parceria, tendo como consequência o alcance dos resultados.
Sugerimos algumas ações de RH que devem fazer parte dessa gestão estratégica em sua empresa, contribuindo para que os colaboradores tenham um sentimento de pertencimento, através de uma relação de compromisso mútuo, no qual a empresa percebe o funcionário, não como um custo a ser monitorado, mas como um ativo a ser desenvolvido:
– A imagem interna de uma Empresa se consolida no processo seletivo, conduzido de forma profissional em todas as etapas, desde a entrevista ao fechamento da vaga;
– Dedique tempo a integrar seu novo funcionário para que o mesmo assimile a identidade de sua empresa, através de uma integração estruturada, favorecendo a adaptação do mesmo aos processos das atribuições do cargo que irá ocupar e da proposta de valor que sua empresa quer comunicar;
– Acompanhe o novo funcionário no período de experiência; desenvolva ferramentas de avaliação ao longo desse processo inicial, de acordo com as atribuições do cargo;
– Realize ações de Treinamento e desenvolvimento relacionados as habilidades técnicas e comportamentais, aprimorando as competências a serem desenvolvidas em seus colaboradores e contribuindo assim para a trilha de carreira;
– Promova constantemente a comunicação interna entre os setores, com informações claras, objetivas, fáceis de compreender para que tenham sentido para às pessoas e evite conflitos internos. Pequenas ações de comunicação interna podem melhorar a troca de informações, gerando mais produtiva em um ambiente de trabalho colaborativo.
– Realize a cada semestre a Avaliação de Desempenho, pois as pessoas sentem necessidades de serem avaliadas, de receber feedback e de saber em que processos podem melhorar. Essa ferramenta é útil para estimular a reflexão do colaborador sobre o seu desempenho, criando uma visão de futuro dentro da empresa e motivando-o para planejar a sua carreira.
Além dessas ações, o RH estratégico deve estimular a construção de relacionamentos confiáveis e éticos; certificar-se que os processos de cada setor esteja desenhado corretamente; participar dos processos tanto de elaboração como de execução das estratégias; preparar os líderes para identificar as ferramentas necessárias para incentivar sua equipe.
Dessa forma o setor assume o papel de agente de mudanças, com um posicionamento sistêmico e coerente de modo a potencializar os resultados da Empresa.